sábado, 19 de novembro de 2016

O chimarrão que deu tilt

          Aninha é uma gauchinha miúda e elétrica, muito falante e sempre com uma estória pronta, na ponta da língua. Roupas coloridas, cabelos esvoaçantes, parece que a qualquer momento sairá voando, feito uma fada (ou bruxinha do bem!).
          Por razões que só Deus sabe, ela como tantos outros vizinhos rio-grandenses, resolveu se fixar na nossa Ilha-capital, Florianópolis. Fala um "manezês" recheado de "báhs" e "guris" e "aí, menino?" que a torna um ser especial, encantador.
          Aninha trouxe, ao que se sabe, da sua terra, apenas uma mochila que mais parece o "cinto de utilidades" do Batman, tantas as coisas que saem de lá. Dizem, eu não afirmo, que naquela mochila tem um poncho tamanho grande, um par de botas com esporas e tudo, chapéu de aba larga, facão, garrucha, lenço vermelho, uma medalhinha com a foto da avó, barraca e demais utensílios de acampamento, produtos de toucador, queijo e charque do bom, garrafa-térmica, chaleira, cuia de chimarrão - com bomba, é claro - dois quilos de mate e um notebook (já que ela é do tipo informatizada...).
          Agora é que começa o drama da Aninha: Dia desses ela acordou com sede (entenda-se sede de chimarrão, que água é coisa de "catarina"!). Abriu a mochila, retirou os apetrechos importados diretamente do Rio Grande do Sul e preparou, com todo o capricho, a divina bebida amarga. Como sua sede de conhecimentos e amizades também é enorme, abriu seu computador e conectou-se mais rápido que catarinense tentando falar "mais báh, tchê" e, ávidamente, começou a degustar seu desjejum, enquanto teclava com os amigos.
          Em um momento de mais euforia seus dedos erraram a cuia, que ela tentou, em vão, segurar e lá se foi o precioso líquido com pó e tudo por cima do teclado. O seu desespero foi dobrado. Primeiro pelo computador danificado, segundo por ter perdido quase todo o chimarrão que, diga-se de passagem, tinha ficado perfeito. Uma verdadeira obra de arte.
          Aninha gritava tanto que a sua tartaruga de estimação, assustada, subiu na mesa da cozinha derrubando xícaras, copos e talheres (que ela guarda, também, na mochila mágica...).
          E o computador? Depois de limpo e seco só consegue escrever "báh, báh, báh..." e a Aninha, depois de pensar bastante a respeito do causo ocorrido, decidiu ser mais cuidadosa. Diz que, de agora em diante, sempre que for tomar seu chimarrão, deixará uma cuia prontinha, de reserva, caso venha a espalhar a primeira. Seguro morreu de velho, não é?


   A cuia de chimarrão e sua vítima

9 comentários:

  1. Oi Ney!!

    Entre risos e espantos, rsrsrsrs, li com muito carinho o texto acima, bem escrito, fiel à realidade da nossa querida Ana Esther. Bela descrição, parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ney!!

    Entre risos e espantos, rsrsrsrs, li com muito carinho o texto acima, bem escrito, fiel à realidade da nossa querida Ana Esther. Bela descrição, parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Linda estória, e outras que conheço dos "tido gaúchos" que vieram para terra de sol e mar, buscar o que não tinha em portinho. Adorei ATT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, cara colega. Esta estória, que na verdade é uma história floreada, se refere a uma grande e querida amiga.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Bom ouvir isto de uma escritora experiente. Sinal de que estou progredindo... Um beijo, amiga!

      Excluir
  5. Que legal querido escritor Ney... estou até imaginando a cena de nossa querida Ana Esther chorando pelo "chimarrão derramado"...Adorei o escrito...

    ResponderExcluir